A Identidade Secreta dos Super-Heróis

Título: A Identidade Secreta dos Super-Heróis
Páginas: 304
Autor: Brian J. Robb
Ano: 2017
Editora: Valentina (cortesia do mesmo)
Adicionem: Skoob
Comprem: Amazon
Sinopse: Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.



Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha desse livro, tive ele como um estudo sobre o mundo dos super heróis, um jeito de ficar por dentro dessa universo que amo tanto!

Todos aqui devem ter um lado #TeamDC ou #TeamMarvel, ou até mesmo alguns de vocês devem ser como eu: neutros, aqueles que observam o circo pegar fogo! (risos)

Pois, mas não importa de qual lado vocês seja, qual personagem ou editora vocês mais se identifica, pois essa obra aqui é para todos vocês!

Sério, o autor reuni muitas informações de todos os lados, nos apresenta o surgimento desses heróis que tanto amamos e principalmente serve para quem fiquemos por dentro da história deles.

Porque cai entre nós aqui, tem coisa mais terrível do que estar em uma conversa sobre HQ's e não souber quase nada sobre elas? Ficar com cara de paisagem e só escutando o pessoal falar, acho que não né?  ;-;   

Então, não é de hoje que estou me aprofundando mais nesse mundo e falo para vocês vale muito a pena! Comecei a leitura dessa obra já sabendo que ela seria composta cem por cento de texto e que não seria algo de ser devorado de um dia para o outro, deveria ser lida com calma e também de fazer anotações e foi assim que segui com a leitura dela.

Brian J. Robb começa apresentando sua pesquisa no surgimento do Super Homem, lá em 1938, e falando um pouquinho sobre a primeira edição da Action Comics e dai ele segue nos apresentado tanto o surgimento quanto a queda de vários personagens queridos de hoje em dia.

Para uma pessoa que até ontem quase não sabia nada sobre esse mundo, foi uma obra muito boa e completa para mim, ela foi dividia em cinco partes, cada uma delas focadas em algo.

A primeira Brian nos conta quem foi o primeiro super herói, o surgimento do Batman entre outros assuntos, nessa parte algo que anotei e achei muito legal foi o valor das HQ's naquela época.

Hoje em dia pagamos de sete a cem reais por uma HQ, antigamente ela custava dez centavos, pois é, DEZ CENTAVOS, dava de comprar várias e ainda sobrava para fazer um lanche, como diz o outro. (risos)

Na segunda parte o autor nos apresenta a crise em que os super heróis entraram, essa parte eu já havia encontrado em outro livro especializado nisso, notamos que esses personagens que tanto amamos tiveram seus altos e baixos até chegarem no nível que estão hoje, não foi algo da noite para o dia e sem muito bem batalhado!

Terceira parte é focada na Marvel o surgimento dela, dos personagens e como foi a aceitação dos super heróis e da editora em si pelo publico.

Quarta parte nos explica o que é um super herói e um anti herói, essa parte não nego foi a minha favorita, agora pelo menos tenho uma noção onde cada personagem se encaixa, não importando qual editora lança a HQ.

E na quinta parte, temos uma discussão por assim dizer sobre os filmes baseados nas HQ, o que eles significam para a nossa sociedade, as guerras entre os personagens que nunca tem fim e fala um pouco também sobre o auge da Marvel nos cinemas.

Como eu disse lá em cima, é um livro para ser lido com calma, para se analisar a fundo e se for preciso sempre comparar suas anotações e estudos sobre os super heróis e editoras com outros livros, pois sempre iram complementar suas ideias.

Um livro que estou lendo sobre o assunto e indico para vocês é Marvel Comics: A História Secreta, é muito interessante e nos apresenta como foi o dia a dia das pessoas que trabalhavam na editora em sua criação, como eles criavam os personagens etc e alguns segredos também sobre esse mundo são revelados.

Enfim galera, super indico esse livro para todos que queiram aprender um pouco mais sobre esse mundo dos super heróis, a maioria das coisas que encontramos nesse livro são dos Estados Unidos da América, as informações são focadas nos acontecimentos lá, acredito que se procurarmos encontraremos também sobre os outros lugares.

Espero que tenham gostado da dica de hoje, e antes que eu me esqueça a edição dessa obra está linda, a capa se você passar a mão nele sente algumas partes dela como se fosse em auto relevo, a única coisa que me quebrou um pouco nessa edição foram as páginas brancas, eu tenho pavor delas, mas por algum motivo não posso negar que elas caíram muito bem nessa obra.

Até a próxima pessoal, que já leu A Identidade Secreta dos Super - Heróis me contem o que acharam, se sabem algum livro para estudo sobre esse assunto me indiquem também.

Fiquem de olho para não prederem nada dos próximos post!

Bjss, Nay =D