A Identidade Secreta dos Super-Heróis

Título: A Identidade Secreta dos Super-Heróis
Páginas: 304
Autor: Brian J. Robb
Ano: 2017
Editora: Valentina (cortesia do mesmo)
Adicionem: Skoob
Comprem: Amazon
Sinopse: Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.



Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha desse livro, tive ele como um estudo sobre o mundo dos super heróis, um jeito de ficar por dentro dessa universo que amo tanto!

Todos aqui devem ter um lado #TeamDC ou #TeamMarvel, ou até mesmo alguns de vocês devem ser como eu: neutros, aqueles que observam o circo pegar fogo! (risos)

Pois, mas não importa de qual lado vocês seja, qual personagem ou editora vocês mais se identifica, pois essa obra aqui é para todos vocês!

Sério, o autor reuni muitas informações de todos os lados, nos apresenta o surgimento desses heróis que tanto amamos e principalmente serve para quem fiquemos por dentro da história deles.

Porque cai entre nós aqui, tem coisa mais terrível do que estar em uma conversa sobre HQ's e não souber quase nada sobre elas? Ficar com cara de paisagem e só escutando o pessoal falar, acho que não né?  ;-;   

Então, não é de hoje que estou me aprofundando mais nesse mundo e falo para vocês vale muito a pena! Comecei a leitura dessa obra já sabendo que ela seria composta cem por cento de texto e que não seria algo de ser devorado de um dia para o outro, deveria ser lida com calma e também de fazer anotações e foi assim que segui com a leitura dela.

Brian J. Robb começa apresentando sua pesquisa no surgimento do Super Homem, lá em 1938, e falando um pouquinho sobre a primeira edição da Action Comics e dai ele segue nos apresentado tanto o surgimento quanto a queda de vários personagens queridos de hoje em dia.

Para uma pessoa que até ontem quase não sabia nada sobre esse mundo, foi uma obra muito boa e completa para mim, ela foi dividia em cinco partes, cada uma delas focadas em algo.

A primeira Brian nos conta quem foi o primeiro super herói, o surgimento do Batman entre outros assuntos, nessa parte algo que anotei e achei muito legal foi o valor das HQ's naquela época.

Hoje em dia pagamos de sete a cem reais por uma HQ, antigamente ela custava dez centavos, pois é, DEZ CENTAVOS, dava de comprar várias e ainda sobrava para fazer um lanche, como diz o outro. (risos)

Na segunda parte o autor nos apresenta a crise em que os super heróis entraram, essa parte eu já havia encontrado em outro livro especializado nisso, notamos que esses personagens que tanto amamos tiveram seus altos e baixos até chegarem no nível que estão hoje, não foi algo da noite para o dia e sem muito bem batalhado!

Terceira parte é focada na Marvel o surgimento dela, dos personagens e como foi a aceitação dos super heróis e da editora em si pelo publico.

Quarta parte nos explica o que é um super herói e um anti herói, essa parte não nego foi a minha favorita, agora pelo menos tenho uma noção onde cada personagem se encaixa, não importando qual editora lança a HQ.

E na quinta parte, temos uma discussão por assim dizer sobre os filmes baseados nas HQ, o que eles significam para a nossa sociedade, as guerras entre os personagens que nunca tem fim e fala um pouco também sobre o auge da Marvel nos cinemas.

Como eu disse lá em cima, é um livro para ser lido com calma, para se analisar a fundo e se for preciso sempre comparar suas anotações e estudos sobre os super heróis e editoras com outros livros, pois sempre iram complementar suas ideias.

Um livro que estou lendo sobre o assunto e indico para vocês é Marvel Comics: A História Secreta, é muito interessante e nos apresenta como foi o dia a dia das pessoas que trabalhavam na editora em sua criação, como eles criavam os personagens etc e alguns segredos também sobre esse mundo são revelados.

Enfim galera, super indico esse livro para todos que queiram aprender um pouco mais sobre esse mundo dos super heróis, a maioria das coisas que encontramos nesse livro são dos Estados Unidos da América, as informações são focadas nos acontecimentos lá, acredito que se procurarmos encontraremos também sobre os outros lugares.

Espero que tenham gostado da dica de hoje, e antes que eu me esqueça a edição dessa obra está linda, a capa se você passar a mão nele sente algumas partes dela como se fosse em auto relevo, a única coisa que me quebrou um pouco nessa edição foram as páginas brancas, eu tenho pavor delas, mas por algum motivo não posso negar que elas caíram muito bem nessa obra.

Até a próxima pessoal, que já leu A Identidade Secreta dos Super - Heróis me contem o que acharam, se sabem algum livro para estudo sobre esse assunto me indiquem também.

Fiquem de olho para não prederem nada dos próximos post!

Bjss, Nay =D

30 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Te confesso que não sou muito fã de super heróis mas esse livro me parece ser bem divertido, vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Preciso desse livro, porque eu sou a pior em conhecer esses personagens, e nas conversas quando surgem esses assuntos fico boiando rs..

    Beijos
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  3. Oi Nay! Sou uma fã dos super heróis, embora não leia os quadrinhos (meu namorado lê) e fique só nos filmes. Acho que a história de cada um deles tem muito a ensinar e wow! Essa publicação parece cheia de curiosidades bem interessantes sobre nossos amados!
    Curti! Acho que é uma boa leitura a se fazer.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nay! Tudo bem?
    Esse livro da Valentina parece ser uma leitura bem legal, vou ver se consigo com a editora por meio da parceria. Gosto de quadrinhos e por isso vou anotar a sua dica. Gostei da sua resenha, ficou objetiva!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito interessante, não sabia da existência desse livro, gostei demais. Amo os superheróis, Malvel, DC não importa. Esse livro entrou pra minha lista de futuras aquisições, saber os por menores sobre cada um deve ser fantástico. Tudo bem que sobre os que mais gosto já sei, contudo ter um livro wue reúne sobre todos é indispensável. Amei a dica. Bexitus, Tay!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Fiquei bem interessada nessa obra, porque mostra o processo de criação dos heróis e por a necessidade sua existência nas histórias em quadrinhos.

    O problema do preço é uma discussão enorme, porque depois das adaptações fílmicas os valores tornaram-se exorbitantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Fico na duvida se eu gostaria ou não de fazer essa leitura. Apesar de gostar muito do universo dos heróis e relacionados, não sei mesmo dizer se esse estilo da obra chama a minha atenção. De qualquer maneira, adorei poder conferir as suas considerações a respeito. Sobre a edição, achei essa capa muito linda, isso é inegável!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  8. O mundo das HQs não é o meu forte, é totalmente fora da minha zona de conforto. Mas vez ou outra o assunto me interessa. Os livros citados na resenha parecem ser ótimos e muito explicativos. Talvez em um futuro próximo eu venha a ler algum deles.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?

    Chegou a louca dos heróis e hq's, eu já tinha muito ouvido falar desse livro, mas não li resenhas para saber se valia a pena! JÁ QUERO. É muito interessante sabermos mais sobre os heróis e como eles foram criados... ♥

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um filho de 10 anos que ama super heróis e por causa disso, sei quase tudo sobre o assunto. Adorei a dica e espero poder ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nay!
    Esse livro é perfeito para os fãs e para aqueles que querem conhecer esse mundo nerd dos quadrinhos maravilhosos. Achei bem bacana a editora ter lançado esse volume. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem? Adorei sua resenha! Não conhecia o livro e a proposta dele é mesmo super bacana. Eu gosto de super-heróis, mas não sei se a ponto de ler um livro todo sobre isso... quem sabe? De qualquer forma, anotei a dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tudo bom?
    Fiquei encantada com a resenha, eu sempre quis saber do quer seria esse livro, mas fiquei maravilhada, estou louca para poder ler.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Um universo que também estou aos poucos entrando e descobrindo. Apesar de estar iniciando agora, já tenho um lado que é #TEAMDC, por amar os vilões e heróis heheeh Já sabia da existência do livro, mas não sua função e seu conteúdo. Fiquei bem interessada e instigada pelos tópicos que ele traz. Adorei e dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia a obra, mas gostei bastante da sua resenha!! Vou adicionar à minha lista de leituras! Obrigada pela dica
    Beijos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Tenho até vergonha de admitir, mas não leio HQ's.
    Sempre falo que vou começar a ler, mas, por algum motivo, nunca começo.
    E estou em uma fase que não consigo me forçar a nada, principalmente no que diz respeito a entretenimento.
    Pretendo entrar nesse mundo, que aparentemente é maravilhoso, um dia. E vou anotar sua dica para referências futuras, pois gostei muito da resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nay,
    Não leio HQs tanto por falta de oportunidade quanto por falta de vontade e por não encontrar títulos que me agradem. Fiquei muito contente por você ter apreciado esse livro e por ele ter mostrado tantas coisas. Não sabia, por exemplo, da diferença dos custos que você colocou em sua resenha e achei isso muito discrepante.
    Vou passar a dica para meu irmão que ama HQ e está sempre devorando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiee Nay!!
    Achei super legal esse livro, principalmente para leigos, como eu, que só conhecem os super-herois dos filmes. Com ele podemos conhecer um pouco mais do surgimento e curiosidades sobre esse mundo tão bacana!!
    Assim como vc, também sou neutra, mas confesso que às vezes tenho uma quedinha maior pela Marvel, por isso também me interessei pelo outro livro que você indicou... Vou procurar saber mais sobre os dois!!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Acho muito legal os heróis estarem se popularizando a tingindo novos públicos. Aqueles que geralmente não leem quadrinhos nesse estilo, agora estão ampliando seus conhecimentos e gostando: sejam das animações ou das adaptações cinematográficas. E muita gente tem se aproveitado dessa onda para informar mais as pessoas, o que é ótimo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    eu não sabia da existência desse livro mas agora que conheço a riqueza de informações que ele reúne confesso que gostaria de tê-lo principalmente porque embora eu goste e acompanhe os super heróis a bastante tempo não me considero nenhuma grande fã que detém tanto conhecimento sobre eles, acho que esse livro seria uma boa pedida pra mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Super me identifiquei com a parte que fala de todo mundo falando de HQs de super heróis e eu "boiando" no assunto! Realmente não entendo do assunto, não tenho um time preferido, ou seja... Acho que preciso realmente ler esta obra, para entender um pouco mais! Ah! Fiquei nostálgica na parte em que HQ´s custavam centavos! Eu me lembro de comprar muito as da Turma da Mônica e só! Kkkkkkkkkk! Dica sobre o livro anotada!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Nay! Tudo bem?
    Eu simplesmente ADOREI a proposta desse livro e a tua resenha me deixou doida de vontade de adquirir e ler, ainda mais que sou a louca da cultura pop! Como um livro maravilhoso desses não está nas minhas mãos ainda?
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Acho que esse livro foi feito para mim ahah. Sou uma fã imensa de super-heróis <3 A edição realmente aparenta estar maravilhosa. Com certeza vou aderir a dica ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu morro de vontade de ler esse livro pois adoro os super heróis e fico sempre em cima do muro com relação ao melhor #Team
    Essa edição parece ser linda e ter várias informações legais para quem gosta dos super herois e não conhece muito a história deles

    ResponderExcluir
  25. Olá, Nay

    Eu também sou dessas que gostam de ver o circo pegar fogo! Hahaha
    Também sou neutra e pra falar a verdade eu nem ligo pra personagens de HQ.
    Não duvido que seja bem legal com todo seu teor informativo, mas não sou o público-alvo dele! ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Nay,

    Confesso que só tinha visto esse livro na livraria, mas nçao me interessei nem em ler a sinopse dele. Eu não entendo quase nada de HQS, mas também não tenho muita vontade de me aprofundar nesse assunto. Realmente é bem revoltante como o preço das hqs aumentaram comparado com antigamente.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, moça! Tudo bem?
    A R R A S O U. Tá aí um livro que eu tô precisando ler Kkkk eu sou dessas que fica perdida nas conversas sobre HQ's e afins. Adorei, sério!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Talvez esse livro seja bom para mim que não sei absolutamente nada sobre esse mundo de super herois hahahahhaha, adorei sua resenha, está muito bem escrita e esclarecedora, não sei se eu compraria, mas é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  29. Olá Nay!!!
    Eu também não me meto no fogo cruzado entre os Team, pois eu amo Marvel e DC apesar de ter um amor maior por um personagem da DC kkkkk
    Esse livro é um bom guia para os fãs da cultura pop e que quer saber mais sobre seus personagens, etc.
    É que nem um almanaque.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi!

    Nossa adorei a capa desse livro, muito linda deve ficar perfeita na estante! Sobre o tema abordado, amei também assim deixa todos por dentro desse mundo dos Super Heróis!

    Beijos

    ResponderExcluir