A Febre do Amanhecer

Título: A Febre do Amanhecer
Páginas: 216
Autor: Peter Gárdós
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letras (cortesia da mesma)
Adicionem: Skoob
Comprem: Amazon 
Sinopse: Julho de 1945. Miklos é um jovem húngaro de 25 anos que sobreviveu ao campo de concentração e foi levado para a Suécia para recuperar a saúde. Mas logo os médicos o desenganam: ele tem os pulmões comprometidos e conta com poucos meses de vida. Miklos, porém, tem outros planos. Ele não sobreviveu à guerra para morrer num hospital. Após descobrir o nome de 117 jovens húngaras que também se encontram em recuperação na Suécia, ele escreve uma carta a cada. Uma delas, ele tem certeza, se tornará sua esposa. Em outra parte do país, Lili lê a carta de Miklos e decide responder. Pelos próximos meses, os dois se entregam a uma correspondência divertida, inusitada, cheia de esperança. Baseado na história real dos pais do autor, A febre do amanhecer é um romance vibrante e inspirador sobre a vontade de amar e o direito de viver.





Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Depois de algum tempo sem vir aqui no blog por causa dos temporais que aconteceram aqui no Rio Grande do Sul, hoje finalmente conseguir dar as caras aqui e trazer dois post maravilhosos para vocês! 

Um de resenhas e um de games! Começando por essa resenha, desse livro emocionante que recebi em parceria com a editora Companhia das Letras, espero que gostem da dica de hoje! =D

Querendo ou não, nosso mundo já passou por muita coisa em seus dois mil e dezessete anos, desde as antigas guerras na Idade Média, até a maior e mais cruel guerra que já aconteceu: 2ª Guerra Mundial.

Já lemos e assistimos muitas coisas relacionadas a essa época cruel e triste, muitos livros e filmes nos apresentam como eram aqueles dias sangrentos, mas este livro nos mostra o pós fim de guerra.

Acompanhamos a vida, ou melhor dizendo, a volta a vida de Miklos, um jovem húngaro que passou de mal a pior em um campo de concentração, mas após a sua saída de lá e mesmo com a saúde debilitada não desistiu de lutar pelo aquilo que ele mais queria: se casar.

Nosso jovem, conseguiu uma lista com o nome de todas as solteiras da mesma faixa de idade da sua e que estavam em hospitais de recuperação, e escreveu para todas, contando quem ele era e onde estava.

Dezessete lhe responderam, mas uma bem íntimo dele Miklos sabia que era a certa para a ser sua companheira.

Tanto ele quanto ela, estavam com a vida por um fio, mas a esperança dos dois era maior e assim eles lutaram por suas vidas e principalmente foram se conhecendo cada vez mais por meio das cartas.

Não costumo realizar a leitura de livros não ficção, mas de vez em quando um ou outro me conquistam e esse foi um deles, principalmente por se tratar de uma obra estrangeira (não americana) e que se passasse após o final da Guerra.

Não sabia exatamente o que esperar da leitura, não nego que encontrei um pouco de dificuldade em me acostumar com a narrativa da obra, mas quando peguei o embalo me divertir muito com o melhor amigo do Miklos e das amigas de sua futura esposa.

Foi uma obra/história retratada em um período muito complicado da nossa existência, mas o melhor dele foi que ele nos mostrou o quão forte aquelas pessoas eram, que por mesmo que tenham passado por coisas ruins nos campos de concentração e mesmo após terem saído deles com a saúde comprometida eles fizeram da vida uma festa.

Qualquer um dos personagens, sendo eles principais ou secundários ou até mesmo aqueles que somente imaginamos em um plano de fundo para a história nos mostraram que não é qualquer coisa que pode derrubar uma vida humana.

Eles lutaram até o fim, acreditaram que teriam uma segunda chance na vida e deram valor a essa chance, uma prova viva é o Miklos que mesmo sabendo que tinham talvez meses de vida, queria se casar.

E não foi uma notícia ou duas ruim que fez ele desistir, muito pelo contrário ele continuo firme e forte em sua convicção e foi até o fim para realizar o seu desejo.

Foi uma leitura emocionante, por celebrar a vida, nos mostrou um outro lado dessas pessoas que não conhecemos (eu conheci alguns, e são verdadeiros heróis) que nos mostra o quão forte podemos ser.

Para não desistirmos no primeiro imprevisto, para continuarmos em pé e sermos tão forte quanto eles foram.

Posso estar falando num geral do livro, mais focado em toda as pessoas que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial e não nos personagens desse livro, mas é impossível só falar deles, sem falar de todos, sem focar em todos.

Tirando todos os conhecimentos que adquirimos ao realizar a leitura desse obra, como por exemplo onde os prisioneiros da Guerra foram tratados, como foi isso, como eles viam o mundo após a Guerra.

Foi uma leitura diferente para mim, que sempre prefiro a fantasia a realidade, mas esse livro, essa obra em especial me cativou por ser realística, humana.

São poucas as obras que se passaram naquela época que podemos dizer, que nos sentimos leve ao realizar a leitura, pois são tantos acontecimentos ruins, que esquecemos de pensar nas coisas boas, que é exatamente o que Miklos traz para nós.

Enfim espero que tenham gostado da dica de hoje, e quem gosta desse tipo de leitura eu com toda a certeza indico para vocês, não haverá um que não se emocionará com a história dos pais do Péter!

São obras como essa, que nos mostram o quão fortes podemos ser quando queremos, não desistam nunca, lutem como essas pessoas lutaram, pois no final tudo valerá a pena!

Até a próxima resenha galera!

Bjss, Nay =D

15 comentários:

  1. Menina que resenha e dica maravilhosa, não me veria longe desse livrinho nem que me pagassem, quero muito ler essa belezinha e sei que seria uma ótima pedida, além do mais a sua resenha ficou ótima linda e o assunto me agrada, quero saber o desfecho e se o casal ficará junto, muita luta e sobrevivência em um livro só <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas nossa! que resenha maravilhosa! não conhecia e também não costumo ler não ficção, mas nossa, é tanta coisa pra descobrir que eu preciso ler, obrigada pela dica, amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Nossa, adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia o livro, mas achei a trama bem interessante. E gostei de saber que mesmo tratando de um período tão terrivel da história, ainda traz algo de bom na história.
    Gostei da dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou emocionada, então imagina quando eu puder ler o livro.
    Adorei a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ual! Sua resenha está maravilhosa e me deixou interessada nesse livro.
    Não conhecia o titulo e o enredo realmente parece ser muito bom. Vou procurar.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nay!
    Parece um livro de emoção, mas o enredo não me conquistou. Acho que não estou no clima de livros reais.
    Esse livro será melhor apreciado por uma amiga minha que gosta de livros mais reais e históricos. Ainda assim, obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Esse livro eu acho que já vi, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Gostei do que falou da obra e tb do autor e achei a história muito emocionante, parece ficção de tão bonita. Uma pena que teve que ter uma guerra para tudo isso acontecer.
    Com certeza quero esse livro, acho que vou chorar litros.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Este livro foi uma surpresa deliciosa. Por me levar para um tema que não tenho costume de ler, por mostrar personagens que tiveram que superar situações realmente complicadas, por reforçar que o amor realmente é uma força maravilhosa. E por tudo isso ter sido uma história real. Que bom que você também gostou! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. oi nai, tenho certeza que vou amar esse livro, pois adoro essas obras bem realistas, que dão um soco em nosso estômago. Desde o lançamento eu já queria lê-la, e com essa sua resenha mais que positiva fiquei ainda mais empolgada.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Esse livro parece lindo demais. Só de falar em guerra já é um dos meus assuntos favoritos para leitura. Se foca na Segunda Guerra Mundial e se trata de um livro bem real, melhor ainda! Só li coisas boas a respeito dele e vou ler com certeza!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem? Amei sua resenha e conhecer esse livro lindo <3 Amo livros de não ficção, ainda mais quando tem cartas no meio, romance e segunda guerra. Já quero ler pra ontem! Obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Ainnn eu preciso ler esse livro, gosto de temas históricos, livros com uma temática como essa sempre me deixam envolvida e absorta na leitura.
    Amei a resenha e a oportunidade de conhecer o livro, vai para minha lista de desejados.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona não conhecia o livro e já gostei da coragem do protagonista em não desistir, essa troca de cartas deve ser interessante de acompanhar em personagens que passaram pela guerra e trazem marcas. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu gosto bastante de histórias que narram essa época, são bem realistas e mostra como foi o sofrimento em plena guerra.
    Dica anotada e vou ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nay, sua linda, tudo bem?
    Nossa, que exemplo de vida os dois nos passam. Deve ser muito tocante a luta individual para sobreviver e ao mesmo tempo para ficarem juntos. E para piorar um cenário horrível de guerra. Não tenho o costume de ler livros de não-ficção, mas vou indicar para amigos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir