Projeto Poetas Urbanos: Ester Barroso

Oie pessoal! Falta um Poeta só para finalizarmos o projeto, foram tantos que perdi as contas durante os meses! (risos) 

A penúltima Poetiza a ser apresentada é a Ester, esse artigo não vai ter poemas dela, pois as autorias dela na página são escritas e não por imagens, mas quem tiver interesse e curiosidade os links estão abaixo para vocês conhecerem os poemas dela!

Ester Barroso, 21 anos, Queimadas/PB, Moça, você é mais poesia que mulher / Elas na Literatura 

Facebook: Moça, você é mais poesia que mulher   Facebook: Elas na Literatura

A primeira pergunta que fazemos para a Ester é em que momento ela começou a escrever:

"Comecei a escrever há dois anos, por causa de um amor que tive, que me inspirou a escrever versos pra me declarar. Hoje continuo com a poesia. rs"


Questionamos em seguida o porque que ela escreve e Ester nos responde: 
"Escrevo porque é uma forma de ter um pé na lua e outro no chão, enquanto o mundo me sufoca, e escrever, a literatura, as letras são meu gás oxigênio."
Perguntamos então o porque que ela continua escrevendo:
"O que me leva a continuar escrevendo é o fato de só a vida comum não bastar, não fazer sentido sozinha. - responde Ester."
Questionamos então o porque do nome da página dela:
"Achei o nome da página numa imagem "solta" no Tumblr. Na época eu administrava uma página da minha prima, mas queria algo que abrangesse a literatura, coisas sentimentais, música, cultura nacional, etc. Então a criei. Mas ainda continuo procurando o(a) autor(a) do nome (favor, aparecer)."
Perguntamos então de onde vinham suas inspirações e Ester nos responde:
"Inspiração vem de toda parte, desde uma simples folha caindo, até assuntos sociais, minha terra nordestina, feminismo, amores, etc."
Questionamos então se ela tinha alguma poesia favorita:
"Eu não tenho um poema favorito. Não consigo ter nada favorito, desde filmes, comida, música, cores, etc. Não consigo ser uma, quando posso ser várias, estar em vários... Mas consigo ter combos de várias coisas favoritas, divididas por temas, como os citados, isso deve valer de alguma coisa. rs"
Perguntamos se ela já havia pensado em lançar um livro de poesias:
"Sim, planos para livros é o que não faltam. Em breve lançarei uma antologia com um grande amigo, o Douglas Jefferson, e tenho em mãos a produção de um individual, de cunho mais regional e feminista, em prosa."
Questionamos então como era ser colunista em uma página de poesias, junto com outros poetas:
"Ser colunista de uma página poética juntamente com outros poetas é inspirador. Temos estilos de escrita diferentes, mas unindo a todos num cantinho só acaba se tornando um leque de diferentes sentimentos, ideias, visões, corações. Os seguidores acabam tomando uma "cápsula" daquilo que deseja absorver e inspirar-se. Eu gosto muito disso."
Por último perguntamos a Ester, qual era seu poeta favorito da atualidade e ela nos responde:

"Eu confesso que minha inspiração inicial e ainda grande parte dela hoje advém da poesia e literatura antigas. Mas alguns dos que mais me inspiram hoje, sem dúvida, são a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi, uma das minhas maiores inspirações feministas, e também alguns amigos, dos quais admiro seus escritos, como os do próprio Douglas Jefferson, que me remete à poesia parnasiana, e do Sheyden Souza, da poesia marginal. Mas é onde também não posso destacar poucos, pois não lido muito bem com favoritismo, como já mencionei. rs"
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da Ester, e abaixo deixo o material do inédito cedido para o RT!

Inédito: inevitável coleta de suspiros
(baseado numa história real)

a passagem do tempo é implacável.
ontem a criança jogava bolinhas de gude 
em pequenas covas nos pés das paredes.
onde tilintavam e acumulava suas porções 
nos bolsos do calção furado nos joelhos. 
pulava corda, elástico, pedalava até a esquina
onde via os olhos
de Leonardo beijando a imagem de Carolina ao longe,
e onde Marcinha intermediava os bilhetes dos jovens
muito jovens,
e tenras e eternas e puras 
juras de amor adolescente. 

os velhos, ah, os velhos... 
doses antigas de um pouco de tudo.
pede-me para trançar seus cabelos, a Ana.
trazer seu copo d’água durante a noite, quando
a artrite não lhe permite mais os passos longos.
mas derramaram-se suas lembranças. 
sumiram.
da mente para cima, num breu cósmico de ministérios
que passam catando as memórias acumuladas, 
o excesso de muita vivência. 
as já passadas ainda preservam-se, pois estão no fundo
do copo memorial. Somente as recentemente dispostas
caem para fora do copo. 

o câncer. o câncer que corrói as entranhas de um objeto.
da Ivete. 
não são mais como antes os seres que sentavam embaixo
das sombras dos pés de castanhola a prosear
a verem-me brincar, de mãos dadas com a despreocupação
e desocupação de criança que nada teme, 
que nada prevê, que nada imagina
mas tudo sonha. e todo irreal é enigmático.

que eu não seja, Senhor, aquela anciã
que, deitada ou de pé, apenas assiste ao transcorrer
de uma vida já não mais amiga de viagem, somente
aquela que passa diante das vistas míopes a cumprimentar
levando pelas mãos as crianças de um futuro banhado
de novas esperanças, de sorrisos virgens, dores intactas
e crenças sólidas, que dão as caras ao deitar no travesseiro
falando ao pé da mente que, ser adulto é tão apenas
ser forte, ter fé 
e lutar, lutar e lutar, lutar pelo que se quer.

10 comentários:

  1. Olá,

    Eu não conhecia a autora, mas conheço o projeto. Fico triste em saber que ela fora a penúltima a ser apresentada, gosto dessa dessa iniciativa de apresentação, mas por outro lado, fico feliz em saber de onde ela consegue inspirações e o que a motiva escrever. Adorei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que poesia linda essa, bem detalhada e muito, muito bem estruturada.
    Eu me sinto assim com coisas favoritas também, é muito difícil escolher uma coisa só pra amar, né não? Mas eu adorei o trabalho dela, desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Não conhecia a autora nem o projeto, mas é realmente bem interessante.
    Escrevia bastante qndo mais nova, mas deixei de lado esse meu lado poetisa rs.
    Escrever para desabafar, sobre sentimentos, dores, amores é sempre uma inspiração a mais.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse projeto, ainda mais pelo fato de poder conhecer novos autores.
    Não conhecia a autora até então, mas gostei do que vi aqui.
    Simplesmente espetacular as respostas dela e ainda mais do texto inédito dela!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia a autora, mas achei muito interessante as respostas dela. Fiquei contente pelo fato de o nome de sua página ter surgido de uma imagem "solta" no tumblr, uma rede social que adoro. A inspiração del anão poderia ser melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de admirar muito os amantes de poesias, prosas, versos, contos e cia. Não sou apreciadora do gênero, portanto, prefiro ser como Glória Pires, Não sou capaz de opinar. rsrs
    Ainda assim, parabéns pela postagem!!
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Por mais que eu não goste muito de poesia, eu estou amando conhecer esses poetas e poetizas do projeto. Eu amei acompanhar algumas das entrevistas, é sempre bom conhecer um poucos os autores e suas inspirações!! Vou tentar ler mais poesias e sair um pouco da minha zona de conforto hahaha
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Olá Naylane,

    Eu não costumo muito ler poesias, ainda mais livros de poesia, para mim são leituras muito difíceis e não conseguem me chamar a atenção. Mas eu amo conhecer autores novos, e quem sabe se um dia eu não posso mudar de idéia e entrar nesse mundo novo da literatura.

    Beijos e parabéns pela entrevista
    floraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não conhecia a autora, mas conhecia a página. É sempre legal descobrir que você já conhecia o trabalho de alguém, só não sabia quem era haha.
    Não curto muito poesias, mas acho esse projeto bem bacana, porque dá a oportunidade de novos autores encontrarem seu público :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Primeiro quero parabenizar pelo projeto, ele é fantástico! Adoro vim aqui e conhecer pessoas novas com paixão pela escrita. Segundo quero dizer que gostei muito de saber mais sobre a Ester pois ainda não a conhecia. Adorei a poesia dela também, muito bem escrita e muito bem detalhada! Realmente é muito difícil amar uma coisa só, eu nunca consigo escolher apenas uma hahaha
    Parabéns pela iniciativa!
    beijinhos!

    ResponderExcluir